Saltar para conteudo Mapa do site
  • OzoVita e a viagem pelo ciclo da água

    OzoVita e a viagem pelo ciclo da água

PÚBLICO-ALVO
8 a 10 anos (1º CEB)
11 a 12 anos (2º CEB)

Duração
90 min

A água é uma substância fantástica e todos os ser es vivos dependem dela.

Existe há mais de quatro mil milhões (4 000 000 000) de anos no nosso planeta! Na verdade, essa é a idade da água que bebemos hoje! As nuvens não a fabricam, ela sempre existiu e faz um ciclo eterno, aparecendo na forma sólida (neve e granizo), na forma líquida e na forma de vapor.

Parte das águas das chuvas infiltra-se nos solos e outra escorre para rios, lagos e oceanos. Por ação do calor, do vento e da transpiração das plantas, alguma dela evapora e mistura-se no ar, formando nuvens e, depois de algum tempo, volta a cair na Terra. A água que chega às habitações pode vir dos lençóis freáticos (retirada em poços e furos), rios (tratada em estações de tratamento e conduzida até às habitações) ou dos oceanos (após dessalinização, para que lhe seja(m) retirado(s) sal(ais)).

Nesta atividade o OzoVita percorre os caminhos do ciclo da água!


RESULTADOS PRETENDIDOS DE APRENDIZAGEM


• Identificar as principais etapas do ciclo da água;
• Reconhecer a importância da água para os seres vivos (fauna e flora);
• Conhecer os nomes dos estados físicos e das mudanças de estado físico que ocorrem na água;
• Sensibilizar para a poupança da água e para a sua não poluição;
• Programar robôs para a execução de diversas ações de modo autónomo;
• Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em usar a tecnologia, nomeadamente a codificação e robótica;
• Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
• Procurar e corrigir erros, testar, melhorar e otimizar uma determinada solução para resolver situações-problema, transformando o fracasso em sucesso;
• Valorizar o diálogo com os outros; questionar e discutir as ideias de forma fundamentada e contrapor argumentos.