PÚBLICO-ALVO
8 a 10 anos (1º CEB)
11 a 12 anos (2º CEB)
DURAÇÃO
45 min
INTRODUÇÃO AO TEMA
A partir da água (composto essencial à vida), é possível obter os gases oxigénio (O2) e hidrogénio (H2), por decomposição da sua constituição. O hidrogénio pode ser usado como combustível e é limpo, porque da sua combustão resulta apenas água. Mas a energia elétrica necessária à sua produção tem de vir de fontes de energia renováveis, o que nem sempre acontece, porque alguma dela provém de combustíveis fósseis. Atualmente o hidrogénio é usado em células de combustível que geram tensão elétrica e, assim, fazem mover motores de veículos elétricos. O grande desafio é exatamente produzir, o mais rapidamente possível, hidrogénio limpo e a custo acessível, para se reduzirem os gazes com efeito de estufa, que provocam o aquecimento do nosso planeta, a poluição das cidades e a dependência de combustíveis fósseis.
RESULTADOS PRETENDIDOS DE APRENDIZAGEM
• Montar um circuito elétrico para fazer a eletrólise da água e obter os gases oxigénio e hidrogénio;
• Reconhecer o hidrogénio e o oxigénio como produtos resultantes da decomposição química da água, e identificar o hidrogénio como o gás mais libertado;
• Saber que o hidrogénio pode ser usado em células de combustível, para gerar energia elétrica verde e fazer mover um veículo elétrico;
• Verificar que o oxigénio aviva as combustões e que o hidrogénio, na presença de oxigénio, é explosivo;
• Dialogar com os colegas, apresentar ideias de forma fundamentada, ouvir atentamente todas as opiniões, questionar, contrapor argumentos, refletir em conjunto.








