Praias
Desde 2007, que as praias do Porto, através da empresa municipal Águas do Porto, garantem o hastear da bandeira azul. Esta atribuição é da responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental (Fee), uma organização não governamental e sem fins lucrativos.
O Programa Bandeira Azul tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável em áreas costeiras, fluviais e lacustres a partir de um conjunto de critérios que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da praia, serviços e segurança.
Neste sentido, desde 2011, o Pavilhão da Água é responsável pelo desenvolvimento do programa anual de atividades de educação ambiental respeitando todos os critérios exigidos e cumprindo, desta forma, um dos critérios fundamentais para o hastear da bandeira azul. Sendo considerado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) como um espaço privilegiado para a realização das atividades de sensibilização e educação ambiental, funciona, desde 2012, como Centro Azul.
Anualmente, enquadrado com o tema lançado pela Associação Bandeira Azul Europa (ABAE), o Pavilhão da Água elabora um calendário de atividades ao público durante a época balnear com atividades dentro do Pavilhão da Água e nas praias do Porto. Estas atividades são desenvolvidas pelos técnicos de educação ambiental e com entidades parceiras que se juntam nesta causa de sensibilização.
Desde 2016, a ABAE distingue os municípios com melhores avaliações no desenvolvimento das atividades de educação ambiental. O Porto tem sido galardoado com a distinção de “Município Mais Azul” várias vezes.

