Pavilhão da Água promove ação de sensibilização com limpeza ao rio Tinto

Pavilhão da Água promove ação de sensibilização com limpeza ao rio Tinto

O Pavilhão da Água, enquanto Centro Azul da Bandeira Azul, vai organizar uma ação de sensibilização e educação ambiental com uma limpeza ao rio Tinto. A ação decorre no próximo dia 28 de maio, pelas 10,30 horas, e é aberta à participação de todos, contando com a ajuda dos guarda-rios da Águas e Energia do Porto.

A atividade está incluída no PVRLA – Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Águas do Município do Porto, e é realizada no âmbito do programa Bandeira Azul 2021, no que se refere à ação de efeito multiplicador, com o tema “Resíduos convertidos, ecossistemas protegidos”.

O PVRLA, previsto na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), pretende valorizar e proteger os recursos hídricos da cidade, reduzindo ainda a sua vulnerabilidade face aos efeitos das alterações climáticas através da identificação e priorização de medidas e investimentos.

Promovido pela empresa municipal Águas e Energia do Porto, enquanto entidade responsável pela gestão das linhas de água do Porto, este projeto tem ainda como parceiros estratégicos a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Município do Porto.

O Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto é financiado em 85% pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, no âmbito dos EEA Grants 2014-2021, representado um investimento total de 235.288,03 euros.

Através do EEA Grants, os países doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) estabelecem o objetivo comum de trabalhar em conjunto para reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros, para quinze estados beneficiários. Em Portugal, a implementação do fundo EEA Grants é acompanhado pela Unidade Nacional de Gestão (UNG) que atua como Ponto Focal Nacional perante os países doadores.

Quem quiser participar na ação de limpeza do rio Tinto, e porque as vagas são limitadas, terá que se inscrever até ao dia 27 de maio, quinta-feira, através do preenchimento de um formulário.

Para mais informações, deve ser contactado o Pavilhão da Água através do email servico.educativo@pavilhaodaagua.pt ou pelo 93 444 00 72. O ponto de encontro será na Rua de Azevedo, junto à ponte sobre o rio Tinto e a organização recomenda o uso de calçado adequado, roupa confortável e chapéu.

Share this post