Laboratórios

Tendo como tema central a água, no laboratório são realizadas oficinas com um forte caráter interativo, lúdico e pedagógico, onde são colocados em prática os conhecimentos adquiridos na escola. São adaptadas a diferentes níveis de ensino, permitindo a participação ativa dos alunos e a aquisição de competências definidas no programa curricular de cada ciclo de ensino.
Conheça aqui os programas disponíveis para todo o tipo de públicos.
Pré-escolar:
As estações do ano têm características muito distintas e cada uma delas é especial. Utilizando experiências coloridas e divertidas, vamos brincar e aprender mais sobre as quatro estações do ano, reconhecendo o que melhor as carateriza e a importância da água em cada uma delas. Será introduzido o método científico através de experiências e de observação direta.
A água está sempre em movimento na natureza e é a única substância encontrada nos três estados físicos no ambiente. Neste laboratório será demonstrado o percurso que a água faz no nosso Planeta, desde a formação das nuvens, da chuva até aos diferentes destinos da água. Abordaremos o conceito de ciclo da água e explicaremos cada uma das suas fases através de experiências científicas.
A luz branca, como a do Sol, parece não ter cor, mas ela contém todas as cores do arco-íris. Muitas tintas e corantes utilizados para colorir são, na verdade, misturas de água e produtos químicos ou pigmentos de várias cores. Com estas experiências iremos descobrir como separar pigmentos de cores diferentes, fazer uma explosão de cores e pintar telas mágicas.
1º Ciclo
Além do elemento terra, o ar e a água são determinantes para a existência dos seres vivos no Planeta, consequentemente é importante conhecer bem cada um deles e entender qual o papel que desempenhem na dinâmica do Planeta Terra. Serão estas as temáticas desenvolvidas neste laboratório, onde também será possível fazer um vulcão entrar em erupção e perceber alguns dos seguintes conceitos: “permeabilidade”, “impermeabilidade”, “ar quente” e “porosidade” da água.
O ciclo da água conhecido cientificamente como ciclo hidrológico talvez seja o mais importante de todos os ciclos do nosso planeta! Com recurso a experiências simples e divertidas serão desenvolvidas todas as suas fases deste maravilhoso percurso que a água faz no planeta terra, nomeadamente a evaporação, a condensação, a precipitação e a infiltração.
A água é a substância mais comum do nosso planeta, cobrindo cerca de 2/3 do planeta em que vivemos, mas qual será a quantidade de água que está disponível para consumo? Através deste laboratório conseguiremos responder a esta e a outras perguntas, compreender como está distribuída a água no nosso Planeta e em que estados físicos a podemos encontrar.
2º Ciclo
Vamos representar a distribuição da água no Planeta e referir a disponibilidade de água doce (superficial e subterrânea) na Terra. Serão ainda realizadas experiências para descobrir as propriedades da água (densidade, volume, solubilidade) e a porosidade dos solos que permitem a acumulação ou não de água.
Sabes qual é o caminho que a água tem de fazer até chegar à tua casa? Neste laboratório será introduzido e desenvolvido o conceito de ciclo urbano da água e todas as etapas/fases de utilização da água. No final da sessão, todos deverão ser capazes de definir ETA, ETAR e distinguir água potável de não potável.
A água é um bem essencial à sobrevivência humana e está no centro da roda dos alimentos. A água presente nos alimentos pode contribuir para a hidratação do corpo, porém não deve substituir a água potável. É objetivo desta sessão testar o pH (ácido, básico ou neutro) de alguns alimentos que ingerimos, testando o paladar, aperfeiçoando assim o sabor através das papilas gustativas e identificarmos o sabor neutro da água, promovendo desta forma o consumo da mesma.
3º Ciclo
A terra é um planeta dinâmico e o clima é a expressão do movimento permanente do ar e dos oceanos. Durante esta sessão, serão trabalhados conceitos muito importantes tais como “clima”, “pressão atmosférica”, “massas de ar quente e frio”, “correntes de convexão” e “aquecimento global”.
Um dos impactos significativos da atividade humana é a poluição da água. Esta é uma questão que apresenta graves implicações no meio ambiente e que deve ser tratada a nível mundial e num contexto global. Neste laboratório, falaremos das suas verdadeiras causas e consequências, das marés negras, da contaminação e da Pegada Hídrica.
Secundário
Propomos identificar as propriedades da água e explicar a importância da sua composição para a nossa saúde. Será também avaliada a qualidade da água, tendo em conta vários parâmetros nomeadamente os organoléticos, físico-químicos e microbiológicos.
70% do nosso corpo é água! A água é de importância vital para o nosso organismo. Vamos conhecer melhor, em toda a sua plenitude, este recurso essencial e as dinâmicas água/corpo, água/desporto e o consumo de água. No final do laboratório vamos desenvolver o nosso palato e realizar uma prova de água.
Necessidades educativas especiais
Este é um laboratório muito especial! De uma forma calma e ao seu ritmo, todos terão oportunidade de descobrir, sentir e explorar atividades sensoriais com a água. Através da estimulação dos cinco sentidos abordaremos de uma forma simples e divertida as questões da água.
Adultos, seniores e grupos não escolares
Falar da água é pertinente em todas as idades! O principal objetivo deste laboratório consiste na perceção da água como fonte de vida, sua distribuição no nosso Planeta e validação da qualidade através de análises físico-químicas. No final, vamos juntos fazer uma prova de água.